Case Study | Reestruturação Organizacional

Este caso prático refere-se a um projecto realizado numa PME na área dos serviços financeiros com cerca de 20 anos de actividade e 20 colaboradores.

DESAFIO
Colocado pelo Cliente à VM CONSULTING

A medida que a empresa foi crescendo foram também aumentando os desafios da gestão. Mais pessoas a trabalhar significava uma maior necessidade de comunicação interna para um alinhamento estratégico de todos face à Visão do dono da empresa. Por outro lado, a empresa foi crescendo sem formalização da organização e sem desenho dos processos. Sem essa base novos projectos e iniciativas eram difíceis de implementar porque todos caíam na esfera da Gerência. Então como crescer melhor, de forma mais sustentada?

A NOSSA ABORDAGEM
Metodologia VM CONSULTING

Ao contrário do que acontece em muitos projectos de consultoria de gestão baseados só numa dimensão, desenhamos um modelo de actuação para intervir em três pilares em simultâneo com o objectivo de, desde o início projecto, criar condições para a mudança.

O pilar da Estratégia incluiu a validação, clarificação da Visão materializando-se no desenho de uma nova marca e no desenho do mapa estratégico como ferramenta de gestão da estratégia fundamental para manter o rumo desejado.

O pilar da Organização procurou incluir todos os colaboradores à volta da optimização dos processos e assim envolvê-los na busca da eficiência. Do nosso lado empenhamo-nos em criar as condições para essa colaboração efectiva. Identificamos também os requisitos do negócio para planear a transformação digital de forma adequada às necessidades do modelo de negócio do Cliente.

Por fim, o Pilar da Liderança, talvez o mais importante porque sem uma liderança efectiva não se faz mudança. Implementamos um programa de coaching executivo para desenvolver as pessoas chaves dentro da organização aumentando não só a capacidade de comunicação da Visão, elemento indispensável em programas de transformação, mas também a capacidade de gestão das equipas em contexto de incerteza.

 

 

RESULTADOS
Impacto do plano ao fim de 12 meses

No final do projecto foi possível perceber as seguintes melhorias:

> Foi criada uma marca nova com um posicionamento bem definido. Este nova imagem aumentou a visibilidade da empresa trazendo novos Clientes.

>Com um organigrama pensado e desenhado foi possível torna a gestão de equipas mais capaz. Aumentou a consciência em cada colaborador do que é esperado para a sua função e responsabilidade.

>Com os processos documentados foi muito mais fácil implementar outros projectos como a introdução do RGPD reduzindo assim os custos associados.

>O Onboarding de novos colaboradores passou a ser realizado de forma estruturada, com formação nos processos internos, aumentando assim a produtividade.

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