Client Story | Pequeno Negócio

Quando falou connosco, Catarina, dona de um pequeno negócio encontrava-se esgotada com todo o trabalho que o seu sucesso lhe tinha trazido. A qualidade e inovação do seu serviço tinha atraído em pouco tempo muitos clientes mas o facto de ser a única pessoa que o podia executar estava a deixá-la exausta e perdida.

 

 

DESAFIO
Colocado pelo Cliente à VM CONSULTING

Catarina não sabia como lidar com esta situação e começava a pôr em causa a continuidade da sua actividade.
Por outro lado via cada vez mais pessoas a fazerem o seu trabalho deixando-a ansiosa e com medo de perder Clientes.
Era por isso urgente ajudar a Catarina a encontrar uma forma mais sustentável de gerir o seu negócio.

A NOSSA ABORDAGEM
Duas fases: Foco no Indivíduo e no Negócio

A nossa abordagem teve duas fases:

Foco no Indivíduo: Realização de um trabalho individual de coaching para descobrir o propósito primário da Catarina e eliminar as barreiras mentais em relação às acções a tomar.

Foco no Negócio: Trabalho de descoberta do modelo de negócio, planeamento estratégico e análise do mercado.

RESULTADOS
Impacto ao fim de 4 meses

> A Catarina ganhou perspectiva sobre o seu papel no seu negócio. Começou a trabalhar na empresa e não para a empresa.
> Ficou mais apta para tomar decisões sobre o seu futuro.

FASE 1
Foco no Empreendedor

Um empreendedor a sofrer com o seu próprio sucesso.

PROCESSO DE COACHING PESSOAL PROFISSIONAL

Ajudar o empreendedor através de um conjunto de sessões de coaching conduzidas por um coach profissional e certificado.
Esta abordagem antes da análise do negócio permitiu criar a estabilidade e foco necessários para começar a pensar no negócio:
> A Catarina tomou maior consciência dos seus valores;
> Tomou consciência do seu propósito e começou a agir em vez de reagir;
> Clarificou a sua visão para si própria e para o negócio.

Quando começamos a trabalhar no desenho do modelo de negócio a Catarina estava mais focada e mentalmente disponível facilitando todo processo de pensamento estratégico. – Consultor de Estratégia

FASE 2
Foco no Negócio – TOMAR CONSCIÊNCIA DO MODELO DE NEGÓCIO

DESENHAR MODELO DE NEGÓCIO ACTUAL

Ao longo de várias sessões de trabalho em conjunto com a Catarina desenhamos o modelo do seu negócio e transmitimos os conceitos de gestão essenciais para qualquer análise estratégica. Usamos a metodologia Business Model Generation que entendemos ser a mais adequada para donos de negócio sem formação especifica em gestão. Este método assenta em analisar o modelo de negócios em 9 blocos:

modelo de negócio

A linguagem visual utilizada com a tela do modelo de negócio faz com que toda a informação seja facilmente partilhada e objecto de análise imediata por parte de todos os participantes.

DESENHAR MODELO DE NEGÓCIO FUTURO

O negócio objecto de estudo é um serviço de apoio a pais com filhos com problemas de sono. Foram identificadas vários factores críticos para o negócio e imediatamente identificadas alterações a realizar.
Alguns exemplos:
> Desenvolver novo canal de comunicação: Blog.
> Contactar marcas para patrocínios.
> As actividades estavam centralizadas numa pessoa. Era necessário mapear o processo e perceber o que podia ser delegado em terceiros ou parcerias.

As alterações são identificadas através de uma cor diferente permitindo comparar vários cenários.

Trabalhar o negócio e não no negócio

MAPEAR O PROCESSO DE NEGÓCIO

Como é comum nos pequenos negócios e micro-empresas, o dono da empresa acumula todas as actividades da empresa desde a entrega do serviço nos clientes até à produção dos conteúdos de comunicação da empresa. Foi por isso importante, analisar com mais detalhe o processo de negócio e avaliar as actividades que podiam ser automatizadas ou executadas por terceiros.

fluxo processo negócio

Neste caso prático, toda a gestão de contactos e agendamentos de Consultas nas várias plataformas podia ser realizado por terceiros após definição de procedimentos. Também a consulta de diagnóstico podia ser redesenhada de modo a ser executada em parte pelo próprio Cliente. Estas medidas libertariam o Dono da empresa para desenvolver o seu modelo de negócio e torná-lo escalável.

NOTAS FINAIS SOBRE ESTE CASO DE ESTUDO

No final do projecto a Catarina estava numa situação bem diferente:
> Mais consciente do seu modelo de negócio tinha a ferramentas para tomar melhores decisões estratégicas.
> Com a análise de processos criou um plano para o seu negócio ficar menos dependente de si e poder assim crescer.
> Com a análise da concorrência e do seu posicionamento ficou a saber como aproveitar as oportunidades do mercado usando os seus pontos fortes e ainda onde “desinvestir” quando as condições de mercado não são favoráveis ou com elevada rivalidade.

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